Como reduzir fraquezas e aumentar suas forças?


Particularmente eu não conheço uma pessoa que não gostaria de reduzir suas fraquezas e gostaria de potencializar suas forças, afinal, quanto maior a nossa força, maiores são as chances de vencermos os obstáculos com maestria.


E o como fazer isso é bem simples, qualquer tomada decisão assertiva, necessita de informações para ajudar na tomada de decisão, por isso vamos falar sobre uma técnica de planejamento estratégico, a qual é muito utilizada para auxiliar pessoas ou empresas, a identificarem não apenas suas fraquezas e forças, mas também ajuda a visualizar ameaças e oportunidades.


Se você tem alguma formação na área de administração, possivelmente já sabe de qual ferramenta estou falando, caso não tenha familiaridade fique tranquila, pois estarei explicando de forma simples, para que você coloque em prática ainda hoje.


Se você pensou na análise SWOT ou FOFA, você acertou. Agora vou te falar uma coisa que talvez você não sabia, nós aplicamos diariamente essa metodologia em nossa vidas, deste crianças, você sabia?


Possivelmente se você brincou de futebol quando em sua infância e por você ser muito bom em disputa de bolas e era bom em marcar os atacantes, você sempre se colocava como zagueiro, pois essa era uma força sua.


Você talvez não era muito bom em português, mas adorava números, de modo que, por saber dessa fraqueza sua, você dedicava mais horas para estudar português do que matemática e já pensava que sua profissão teria haver com números.


Imagine que em sua infância, você estivesse andando na calçada e avista um cachorro grande aparentemente bravo, possivelmente devido a essa ameaça, você atravessaria a rua e continuava o seu caminho o mais longe possível daquele cachorro.


Mas ao invés disso você avistasse seu melhor amigo, certamente você não perderia a oportunidade de continuar aquele caminho, para que então você pudesse colocar a conversa em dia, nem que fosse rapidamente.


Se tais situações fizeram sentido para você, parabéns pois você já conhece a Análise Swot.


O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.


Então vamos a prática:


Nas Forças, você irá elencar os aspectos Internos Positivos. Responda a seguinte questão: Quais São Seus Pontos Fortes? (dons, talentos, habilidades...)


Para identificar as Fraquezas, coloque os aspectos Internos Negativos. Responda a seguinte pergunta: Quais são os pontos que não estão bem desenvolvidos? (finanças, networking, tempo...)


As Oportunidades são os Aspectos Externos Positivos. A questão a ser respondida aqui é: Quais são as situações externas que podem refletir positivamente em sua carreira?


Já referente aos Aspectos Externos Negativos, identifique-os com a seguinte pergunta: Quais são as ameaças que podem prejudicar você ou sua empresa?


Feito isso, convido você a focar nos aspectos internos que estão sob a sua governança, isto é, utilize suas forças para ajudar você aumentar a desenvolver os pontos que você elencou como fraco, afinal sabendo os pontos a serem trabalhados, seu caminho ficará muito mais fácil.


Espero que você tenha gostado, convido você curtir, comentar e compartilhar esse post.


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

3 visualizações0 comentário

©2019-2029  Copyright - GP Coaching Experience. Todos os direitos reservados.